terça-feira, 1 de março de 2011

Manifesto contra o trabalho - 2006

DMAEs autenticidade senso crítico tolerância humanidade ou Dogville no Departamento Público

obs. DMAE - Departamento Municipal de Água e Esgoto, de Uberlândia, onde trabalhei 1 ano e meio como auxiliar administrativo e depois distribuí esse manifesto aos funcionários e universitários


     No meu período de 1 e 1/2 ano no Departamento Municipal de Água e Esgoto (pedi exoneração), passagem por vários setores como assistente administrativo concursado, 800 e tanto por mês - sonho (eu diria pesadelo) de muitos brasileiros e até universitários e até graduados!, eu passei a maior parte do tempo mais dormindo que trabalhando. Graças a isso desenvolvi a habilidade de dormir de várias formas possíveis: dormia em banco de madeira, dormia no banheiro, dormia no chão gelado e até dormia digitando. E sobretudo eu dormia por motivos (ou falta de motivações) como: trabalhos e relações humanas sem Significação e mecanização do homem transformado em mera ferramenta auxiliar; sistematicamente me excluíam de reuniões e não ouviam minhas sugestões e críticas por não pensar conforme eles; ócio excessivo e quando não, só confiavam a mim tarefas e ordens hiper-repetitivas e maçantes a ponto de serem catatônicas, sem intelecto, sem coração, sem criatividade, às vezes mesmo sem utilidade; ambiente de trabalho frio (e não só por causa do ar condicionado), desprovido tanto de dialética ou diálogo autêntico quanto de Eros ou prazer, criação, afeto, sem os quais não é possível ter realização pessoal no trabalho. Outros motivos para meu sono incluem falta de Ética, desrespeito às minhas faculdades humanas, sensibilidade, Liberdade de Expressão, ao meu direito de resposta e de questionamento, aumento da jornada de trabalho para 8hs (em vez de lutar para aumentar o salário e não satisfeitos com 6hs de alienação e com o escassso tempo para Viver e Aprender fora do trabalho, o sindicato pelego, junto aos chefes e com apoio de servidores alienados ou omissos....), 5 dias por semana, que começava lgo cedo na manhã, num convívio intensivo e Solitário com pessoas profundamente medíocres, insensíveis, que sistematicamente reprimem o diálogo inteligente, burocratas de corpo e alma, autoridades autoritárias (sempre abusando de sua posiçõa e do desrespeito a minha dignidade em nome da eficiência, reseito à hierarquia, senso comum - confundido com Bom Senso-, conformidade, moralismo, prconceito), seotor de "desserviço Social" (ou "Serviço Anti-Social"), "Talentos Humanos" (rs, chamavapse Recursos Humanos, mas prefiro chamar de Rebanhos Humanos ou Cabrestos Humanos), muitos com curso "superior" (seja lá o que iso tenha de superior), além de pesoas de base an hierarquia, pretensamente "simles" ou"humildes", sejam jovens ou pretensamente "maduros", mas assim como seus "sueriores" ´massificadas, alienadas, crsitãs da boca pra fora, hipócritas, e igualmente às autoridades de (e)levada (in)competência, sem assunto ou curiosidade ou engajamento politicos, sociais, cuturais, intelectuais, filosóficos, artísticos, estéticos, educativos, psicológicos, medicinais, científicos, espirituais, ecológicos, morais, éticos... Ao final dessa exposição, concluo que apesar de dormir no trabalho mais ue qualquer um, mesmo de olhos abertos, funcionais e sociávieis, os dmaes servidores (com raras excessões) e senhorios são de certo ponto de vista, mais soníferos ou dor-mentes do que Eu.
    Sábado, 23/12/6 (todos os dias são sábados)
    Helder Pimenta, atualmente exercendo ócio criativo (e destrutivo)
    porém sem um puto                   (carpe diem!)


A burocracia me hospedou           r$$$ POR FAVOR
Adormeceu minha existência
Seus lençóis asfixiantes               +++ N JOGUE
Sutis formas de mortes                197$ NAS RUAS
Sorrisos amarelos                    [{'~'{ ESSE PAPEL
Meros                                                 %%% OBRIGADO
Asssassinatos diários
                999 FELIZ ANO NOVO! (aos de mentecoração aberta)

Um comentário:

  1. A alienação social é um vírus, e os alienados não só não percebem q estão em tal condição, como exclui todos aqueles q os criticam e tentam abrir seus olhos; tu fez bem em sair duma merda dessas!...

    Lembro de uma frase do personagem Hannibal Lecter, q tem tudo a ver com isso:

    "Nem todos dizem o que pensam, apenas providenciam para que a sua vida não melhore".

    ResponderExcluir